OKTOBERFEST 2025

Nossa História

Música, alegria, tradição, energia e muita animação, reunidos em um lugar que representa um pedacinho da Alemanha no Brasil.

Oktoberfest Blumenau, a maior Festa Alemã das Américas!

Símbolo de uma tradição e de um povo que se reergueu, a Oktoberfest Blumenau já reuniu mais de 25 milhões de visitantes em quatro décadas de história. Durante 19 dias de programação, o evento preserva as raízes germânicas com desfiles, danças típicas, clubes de caça e tiro, trajes tradicionais e uma gastronomia que conquista moradores e turistas.

Planejada desde antes, a festa ganhou força após uma grande enchente e foi inspirada nos moldes da Oktoberfest de Munique. Em sua primeira edição, em 1984, recebeu 102 mil pessoas no antigo pavilhão da Proeb, atual Parque Vila Germânica, mostrando que veio para ficar e marcar a história da cidade.

Hoje, a Oktoberfest Blumenau atrai mais de meio milhão de visitantes por edição e continua surpreendendo quem participa. Agora é a sua vez de se encantar e fazer parte dessa tradição.

A tradição germânica na festa: Os clubes de caça e tiro

Desde 1977, já havia tentativas de viabilizar uma festa que trouxesse retorno turístico para Blumenau. A ideia era bastante discutida entre a administração pública e o comércio local, mas só em 1984 o projeto saiu do papel.

Naquele momento, surgiu a questão: como resgatar a tradição germânica da cidade? Coube aos clubes de caça e tiro — por muito tempo considerados os guardiões da cultura popular alemã — a missão de transformar a festa e os desfiles em uma verdadeira Oktoberfest. Foram eles que popularizaram os trajes típicos, até então pouco utilizados, com exceção dos coletes. A partir da festa, as roupas passaram a ser produzidas e valorizadas, tornando-se a regra entre o público.

Atualmente, os clubes seguem como membros ativos da Oktoberfest Blumenau e continuam a fortalecer a tradição. Nos pavilhões do Parque Vila Germânica, oferecem ao público a oportunidade de conhecer e experimentar alguns dos jogos típicos germânicos, mantendo viva a essência cultural da festa.

Oktoberfest Blumenau, festa alemã com música alemã

Na Oktoberfest Blumenau, você escolhe como quer viver a festa: seja provando um rollmops, iguaria feita com filé de peixe e cebola ou pepino em conserva, ou se aventurando na competição de equilibrista de chope, que consiste em beber um caneco equilibrando em uma bandeja pendurada por barbantes.

Mas de uma tradição você não pode se afastar: bandas e grupos folclóricos estão presentes em todos os pavilhões, garantindo que música e dança sejam sempre a cara da Oktoberfest. Aqui, cada atração é feita para você entrar de verdade no clima germânico da festa. As bandinhas alemãs locais entretêm o público há anos e recebem, também, a companhia de bandas diretamente da Alemanha.

No início da festa, as bandas aprenderam muito com músicos alemães que vinham conhecer a recém criada Oktoberfest Blumenau, e muitas evoluíram no repertório. Hoje, seguem a tradição, tomando conta das ruas de Blumenau ao longo do ano.

Chope, equilíbrio, agilidade e muita diversão: as brincadeiras da Oktoberfest

Você sabia que a Oktoberfest Blumenau começa com a sangria do primeiro barril de chope? No primeiro dia de festa, autoridades da cidade, em uma cerimônia apresentada por monges, figuras históricas na criação da bebida, abrem o barril e brindam ao início da celebração.
E, nesse clima de prestígio, a maior festa alemã das Américas inicia! Com ela, iniciam também as diversas brincadeiras que você pode aproveitar durante os 19 dias de programação. Das mais tradicionais, como o chope em metro, presente desde a primeira edição, a prova do serrador e os equilibristas de chope, até as mais recentes, como o concurso de comedores de rollmops, bratwurst em metro e muitos outros.

A Realeza que representa a maior festa alemã das Américas

A cada edição da Oktoberfest Blumenau, um concurso escolhe três mulheres para representar a festa: a rainha, a 1ª e a 2ª princesa. Essa tradição começou em 1984, quando a primeira rainha foi indicada pela comissão organizadora. Nos anos seguintes, a escolha passou para os clubes de caça e tiro e, hoje, está aberta a todas as mulheres de Blumenau que atendam às regras do edital.

O concurso avalia beleza, simpatia, postura, desenvoltura, comunicação e desempenho em entrevistas e vídeos. Durante os dias de festa, as candidatas passam por diferentes etapas até a grande final, no último dia da Oktoberfest, quando a nova Realeza é coroada no palco principal, recebendo faixas e coroas das atuais representantes em uma cerimônia simbólica que marca o início de um novo reinado.

Cartazes históricos da Oktoberfest

Conheça e relembre os cartazes de todas as edições anteriores da Oktoberfest de Blumenau

Conheça o Vovô Chopão: Ícone da Oktoberfest Blumenau

De outubro de 1983 a dezembro de 1996 o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil “Jornal da Criança”, e era comercializado em todo o país, estampado em camisetas. Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o personagem ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. Hoje, ao vivo ou no papel, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam a Oktoberfest em todo o território nacional.